Coordenação Executiva

Membro da Equipe

CARLOS JOLY  Coordenação Geral

Graduado em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo/USP, Carlos obteve seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1979) e o seu doutorado na Universidade St. Andrews/ Escócia.

Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Coordenador do Programa BIOTA/FAPESP e do sítio Gradiente Funcional da Floresta Ombrófila Densa Atlântica (FGAF)/PELD e Professor Titular em Ecologia Vegetal do Departamento de Biologia Vegetal/UNICAMP.

Membro da Equipe

ALINY P. F. PIRES  Coordenação Executiva

Bióloga e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atualmente é professora da UERJ e pesquisadora da BPBES onde atua como coordenadora geral do Relatório Temático da BPBES “Água: biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano no Brasil”. É pesquisadora vinculada à sub-rede Biodiversidade e Ecossistemas da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede CLIMA.

Membro da Equipe

CRISTIANA SEIXAS  Coordenação Executiva

Bióloga e doutora em Recursos Naturais e Manejo pela University of Manitoba/Canadá, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais/NEPAM da Unicamp onde co-coordena o grupo Conservação e Gestão de Recursos de Uso Comum/CGCommons e o Laboratório de Manejo e Ecologia de Ecossistemas/LEME. Atua na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES como co-chair do Reginal Assessments Americas.

Membro da Equipe

PAULA DRUMMOND DE CASTRO     Coordenação Executiva

Pós-doutoranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor/Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP), interessa-se pelas relações que circunscrevem a relação ciência-sociedade. Bióloga, especialista em jornalismo científico, doutora em política científica e tecnológica. É editora do Boletim Interfaces BPBES e do Boletim Biota Highlights, coordenadora de comunicação do Genomics for Climate Change Research Center.

Membro da Equipe

RAFAEL LOYOLA  Coordenação Executiva

Diretor Científico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, membro da Academia Brasileira de Ciências, bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq e professor do Departamento de Ecologia da UFG. É autor de mais de 200 publicações científicas, editor para as Américas da revista “Biological Conservation” e assessor científico de órgãos de fomento internacionais e nacionais.

Conselho Técnico-científico

Membro da Equipe

FABIO SCARANO  Coordenação do Conselho Técnico-científico

Membro da Linnean Society of London, Fabio foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Conservation International. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelos livros Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural (2012) e Mata Atlântica: Uma História do Futuro (2014). Atualmente é professor Associado de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua junto à Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES.

Membro da Equipe

ANDRÉ FERRETTI    Conselho Técnico-científico

Engenheiro florestal, mestre em ciências florestais pela ESALQ/USP, com foco em restauração ecológica, o papel da biodiversidade na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas, investimentos de impacto socioambientais, pagamentos por serviços ambientais e áreas protegidas. Atualmente é gerente de economia da biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Foi coordenador do projeto “Ação contra o aquecimento global em Guaraqueçaba” na Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) de 1999 a 2005, é membro fundador e foi o coordenador

Membro da Equipe

CARLOS EDUARDO YOUNG             Conselho Técnico-científico

Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ. Suas áreas de pesquisa são o Desenvolvimento Sustentável e Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, com ênfase na aplicação de instrumentos econômicos na análise de políticas ambientais e estudos de valoração econômica de recursos ambientais.É coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GEMA – IE/UFRJ) e membro do INCT em Pesquisas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED).

Membro da Equipe

FELIPE MELO      Conselho Técnico-científico

Biólogo, mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ecologia pela Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM. Atualmente é pesquisador/professor associado na UFPE e chefe do Laboratório de Ecologia Aplicada dessa instituição. Atua mas áreas de Ecologia Funcional, Restauração Ecológica e Ecologia Política. Ecossocialista por convicção, caatingueiro por missão.

Membro da Equipe

GERHARD OVERBECK      Conselho Técnico-científico

Engenheiro Ambiental e Doutor em Ecologia pela Universidade Técnica de Munique/Alemanha. Conheceu os Campos Sulinos durante o seu Doutorado, e nunca mais saiu deles. Atualmente é Professor no Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde realiza pesquisa sobre dinâmica, diversidade, conservação e restauração de ecossistemas campestres.

Membro da Equipe

IMA C. G. VIEIRA  Conselho Técnico-científico

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, obteve seu mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP e o seu doutorado na Universidade Stirling/Escócia. Atualmente é presidente do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Mamirauá –IDSM, Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Ciências Ambientais-PPGCA e em Biologia Vegetal, além de Pesquisadora Titular do Museu Paraense Emilio Goeldi/MPEG.

Membro da Equipe

JEAN P. OMETTO  Conselho Técnico-científico

Atualmente Jean é Pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE onde coordena o Centro de Ciências do Sistema da Terra/CCST; é professor associado no PPG-Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e professor colaborador do NEPAM/Universidade Estadual de Campinas. É o representante brasileiro do conselho executivo da Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) .

Membro da Equipe

JEAN P. METZGER  Conselho Técnico-científico

Biólogo, doutor em Ecologia de Paisagens pela Universidade Paul Sabatier de Toulouse/França, Jean Paul é professor titular do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo/USP, membro do corpo editorial da Landscape Ecology e da Current Landscape Ecology Reports e editor-chefe da Perspective in Ecology and Conservation.

Membro da Equipe

JOSÉ SABINO    Conselho Técnico-científico

Biólogo pela USP com mestrado em Zoologia pela UNESP e doutorado em Ecologia pela Unicamp. Atualmente é professor na Uniderp, onde coordena o Projeto Peixes de Bonito. Trabalha na interface entre ecologia, comportamento animal e conservação, com foco em uso sustentável da biodiversidade. Dedica especial atenção à documentação de natureza e compreensão pública da ciência. Desde 2000 escolheu viver no Mato Grosso do Sul – perto do Pantanal e de Bonito – onde mora com sua família e outros bichos.

Membro da Equipe

MAÍRA PADGURSCHI Conselho Técnico-científico

Doutora em Biologia Vegetal e pós-doutora em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos pela Unicamp, atualmente é pós-doutoranda do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA trabalhando com soluções baseadas em ecossistemas e desenvolvimento sustentável. É membro da Ecosystem Services Partnership/ESP e da Young Ecosystem Services Specialists Network/YESS. Coordenou o capítulo “O contexto do Diagnóstico de BSE” e foi autora do capítulo “Opções de governança e tomada de decisão” do Diagnóstico Brasileiro de BSE.

Membro da Equipe

MERCEDES BUSTAMANTE  Conselho Técnico-científico

Bióloga, mestre em ciências agrárias e doutora em geobotânica pela Universidade Trier/Alemanha, Mercedes é uma das principais referências no bioma Cerrado.  Foi Coordenadora Geral de Gestão de Ecossistemas e Diretora de Políticas e Programas Temáticos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Atualmente é professora da Universidade de Brasília (UnB) e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Autores

Membro da Equipe

ANTÔNIO C. MARQUES Autor

Biólogo, mestre e doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo/USP. Fez pós-doutorado no Naturalis (Leiden, Holanda) e na Universidad de València (Espanha), e Livre-Docência em Sistemática e Biogeografia. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, Research Associate do National Museum of Natural History (Smithsonian Institution, Washington D.C., EUA) e co-chair da Science of the Ocean Biogeographic Information System (OBIS, Unesco-IODE), entre outras atividades.

Membro da Equipe

JOSÉ M. QUINTÃO  Autor

Graduou-se em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em Ecologia na Universidade de Brasília. Sua experiência acadêmica é fundamentada em cursos e projetos de pesquisa nas áreas de ecologia e conservação de ecossistemas aquáticos, limnologia, macrófitas aquáticas, biodiversidade, serviços ecossistêmicos e educação ambiental. Atualmente é pesquisador colaborador no Laboratório de Ecossistemas da Universidade de Brasília, vinculado à BPBES.

Membro da Equipe

PEDRO BRANCALION  Autor

Pedro graduou-se em Engenharia Agronômica na Universidade de São Paulo/USP, onde obteve seu doutorado. Atualmente é Professor Doutor em Silvicultura de Espécies Nativas do Departamento de Ciências Florestais, ESALQ/USP.

Membro da Equipe

TATIANA GADDA  Autora

Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUC-PR com mestrado pela Royal Institute of Technology/KTH e o doutorado pela Universidade de Chiba/Japão. Atua nos programas de pós-graduação em Tecnologia e Sociedade e em Engenharia Civil da UTFPR. Atualmente é coordenadora do Studio Cidades e Biodiversidade e do Living Lab da UTFPR e co-coordenadora do capítulo “Interações entre natureza e sociedade: trajetória do presente ao futuro” do Diagnóstico Brasileiro de BSE.