Coordenação Executiva

Membro da Equipe

CARLOS JOLY

É biólogo (USP), Professor Emérito da UNICAMP e membro da Academia Brasileira de Ciências. Integra a coordenação do Programa BIOTA/FAPESP, e da Capacity Building Task Force da IPBES.

CV http://lattes.cnpq.br/4263944747154785

Membro da Equipe

ALINY P. F. PIRES

Bióloga e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atualmente é professora da UERJ e pesquisadora da BPBES onde atua como coordenadora geral do Relatório Temático da BPBES “Água: biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano no Brasil”. É pesquisadora vinculada à sub-rede Biodiversidade e Ecossistemas da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede CLIMA.

Membro da Equipe

CRISTIANA SEIXAS

Bióloga e doutora em Recursos Naturais e Manejo pela University of Manitoba/Canadá, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais/NEPAM da Unicamp onde co-coordena o grupo Conservação e Gestão de Recursos de Uso Comum/CGCommons e o Laboratório de Manejo e Ecologia de Ecossistemas/LEME. Atua na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES como co-chair do Reginal Assessments Americas.

Membro da Equipe

LEANDRA GONÇALVES

Professora no Instituto do Mar da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP). É bióloga e Doutora em Relações Internacionais. Vem há mais de 10 anos pesquisando as diferentes dimensões da gestão e governança costeira e marinha.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8461942312318325

Membro da Equipe

PAULA DRUMMOND

Formada em ciências biológicas, especialista em jornalismo científico, doutora em política científica e tecnológica pela UNICAMP. Co-fundadora da Maritaca Divulgação Científica. Foi membro do grupo de facilitação da IPBES Stakeholders’ Open-Ended Network de 2019-2022.

Membro da Equipe

RAFAEL LOYOLA

Rafael Loyola é Diretor Executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade, professor da Universidade Federal de Goiás, pesquisador nível 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. É autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo 12 livros.

Conselho Técnico-científico

Membro da Equipe

FABIO SCARANO  Coordenação do Conselho Técnico-científico

Membro da Linnean Society of London, Fabio foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Conservation International. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelos livros Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural (2012) e Mata Atlântica: Uma História do Futuro (2014). Atualmente é professor Associado de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua junto à Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES.

Membro da Equipe

ANDRÉ FERRETTI    Conselho Técnico-científico

Engenheiro florestal, mestre em ciências florestais pela ESALQ/USP, com foco em restauração ecológica, o papel da biodiversidade na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas, investimentos de impacto socioambientais, pagamentos por serviços ambientais e áreas protegidas. Atualmente é gerente de economia da biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Foi coordenador do projeto “Ação contra o aquecimento global em Guaraqueçaba” na Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) de 1999 a 2005, é membro fundador e foi o coordenador