A Plataforma Brasiliera de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES (do inglês, Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) foi constituída inicialmente como um Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Suas atividades são desenvolvidas desde 2015 com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, do Programa BIOTA/FAPESP e do apoio da Academia Brasileira de Ciências/ABC e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável/FBDS.

O resultado deste apoio foram o Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e mais 5 Relatórios Temáticos, sínteses do conhecimento que podem ser acessadas aqui.

Em setembro de 2019, a Plataforma foi reestruturada para apoiar e fomentar a elaboração de novos relatórios temáticos. O novo arranjo se apoia em três pilares: a coordenação executiva, conselho técnico-científico, e autores de diagnósticos.

A coordenação executiva reúne pesquisadores jovens e experientes que compreendem profundamente a missão da BPBES e tem como objetivo manter e aperfeiçoar as atividades de sustentação da Plataforma.

O conselho técnico-científico é formado por membros de diferentes regiões e instituições do país com reconhecida atuação no entendimento das relações entre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano. O conselho tem como atribuição, indicar caminhos para que a Plataforma Brasileira continue perseguindo sua missão de produzir sínteses do melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e saberes tradicionais com vista à tomada de decisão informada pelos diversos setores da sociedade.

Os autores de diagnósticos são especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação e convidados a colaborar voluntariamente na elaboração de sínteses de conhecimento. Podem ser especialistas de instituições de pesquisa, sociedade civil organizada, do governo, de empresas públicas ou privadas e detentores de conhecimento tradicional ou indígena.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

Aliny Pires (UERJ)
Carlos Joly (UNICAMP e Programa Biota)

Cristiana Seixas (UNICAMP)
Paula Drummond (UNICAMP)
Rafael Loyola (FBDS e UFG)

CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO

André Ferretti (Grupo Boticário)
Carlos Young (UFRJ)
Fabio Scarano (UFRJ)
Felipe Melo  (UFPE)
Gerhard Overbeck (UFRGS)
Ima Vieira (Museu Goeldi)

Jean Paul Metzger (USP)
Jean  Ometto (INPE)
José Sabino (UNIDERP)
Maíra Padgurschi (UNICAMP)
Mercedes Bustamante (UnB)

VEJA AQUI AS BIOGRAFIAS

Equipe BPBES durante 1a. Reunião Geral de Autores – Fevereiro 2017