Em 2021 iniciou-se a Década da Restauração que é uma ambiciosa agenda de promoção da restauração como uma atividade crucial para deter mudanças climáticas e reverter a crise da biodiversidade. Na Caatinga, as áreas degradadas se proliferam por obras e infraestrutura e usos inadequados do solo, provocando inclusive desertificação. O final dessa década coincide com a data limite para que atinjamos os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e para a Caatinga, não poderemos atingir essa meta sem a adoção de estratégias de restauração em larga escala. O Brasil tem uma grande e documentada contribuição para a restauração ecológica tanto do ponto de vista técnico quanto político, mas a agenda de restauração para a Caatinga ainda é incipiente. Neste webinar vamos discutir os desafios e oportunidades para que o Brasil promova uma agenda de restauração ampla e consistente para a Caatinga, bem como quais são os caminhos para que o país reassuma seu papel global de liderança ambiental via o fortalecimento da restauração.

Para discutir estas questões, e comemorar o dia Internacional da Biodiversidade, a BPBES e Coalizão Ciência e Sociedade convidaram para capitanear este webinar o professor e pesquisador Felipe Melo (UFPE) que receberá Pedro Brancalion (ESALQ/USP), Severino Ribeiro (CEPAM), Ludmila Pugliese (PACTO) e Renato Garcia (UNIVASF).

O evento acontece quarta-feira (19), de 15h – 17h, no canal do Youtube da BPBES. O evento é organizado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e Coalizão Ciência e Sociedade e conta com o apoio do Programa Biota/Fapesp, Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Unicamp.

Palestrantes:

Felipe P. L. Melo – Biólogo, Prof. da Universidade Federal de Pernambuco e Conselho Técnico-Científico da BPBES. Restauração e segurança alimentar na Caatinga

Pedro Brancalion – Engenheiro Agrônomo, Prof. Associado da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Como transformar o Brasil no principal palco mundial da restauração florestal?

Severino Ribeiro – Biólogo, Prof. Visitante na Universidade de British Columbia e Diretor Presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – Como incluir pessoas em Projetos de Restauração de Paisagens Florestais?

 Ludmila Pugliese – Bióloga, Coordenadora Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Diretor da Kawa Estratégia Sustentáveis. Governança e diversidade nas iniciativas de Restauração

Renato Garcia – Biólogo, Prof Universidade Federal do Vale do São Francisco: O licenciamento ambiental pode impulsionar a restauração da Caatinga?

 

Foto em destaque: Caatinga em Wikimedia Commons